Outros...

sábado, 19 de janeiro de 2013

CIA e o mistério de Kryptos


Kryptos é uma escultura produzida por Jim Sanborn em 1988 em um pátio da CIA, nos EUA. A ideia da central de inteligência norte-americana era ter uma obra de arte que não pudesse ser vista pelo público, somente pelo seus funcionários, mas posteriormente acabou ganhando fama mundial e atrai até hoje muitos curiosos e especialistas em decifrar códigos.


A escultura retrata um pergaminho em forma de “S”. Possui 4 metros de altura e é feita em cobre. Suas centenas de caracteres criptografados formam 4 mensagens. Três delas os especialistas da própria CIA conseguiram descobrir, mas a quarta é necessária para se entender o significado da escultura, que permanece um mistério.


Criptoanalistas tentaram solucionar o quebra-cabeça, sem êxito. Escritas em inglês, as mensagens possuem vários erros gramaticais feitos de forma aparentemente intencional. Outra curiosidade é que existem pedaços de rocha parcialmente enterrados na proximidade do monumento que apresentam símbolos em código Morse.

“Kryptos é arte, mas também é um enigma.” É o que diz o escritor de ficção Dan Brown, em seu romance O Símbolo Perdido.
Recentemente, Sanborn ofereceu uma pista para que a quarta mensagem fosse decifrada. Ele ofereceu o significado de uma série de seis caracteres – NYPVTT – que uma vez decifrados se leem como Berlim. Mas ainda existem mais 91 caracteres a serem entendidos e sua respectiva ordem para formar algo coerente. Das quatro mensagens, a indecifrada é a menor, porém a mais complexa.
O autor da escultura hoje possui 67 anos, e caso morra antes que alguém decifre a mensagem, há uma pessoa designada por ele que possui a resposta. Ele já disse que jamais irá declarar a resposta para mais alguém.
Os padrões da quarta mensagem são diferentes das demais, o que dificulta o trabalho dos especialistas.
A primeira mensagem diz: “Entre a sombra sutil e a ausência de luz está a nuance da ilusão”.
A segunda mensagem inclui a latitude e longitude da CIA e pergunta: “Será que Langley sabe disso? Eles deveriam: está enterrado em algum lugar. X Quem sabe a localização exata? Só WW”
WW é uma referência à William Webster, chefe da CIA.
A terceira mensagem é uma paráfrase do renomado egiptólogo Howard Carter enquanto abria o túmulo do rei Tut.
“Lentamente, os restos de detritos da passagem que atravancavam a parte inferior da porta foram removidos. Com as mãos trêmulas eu fiz um pequeno buraco no canto superior esquerdo. E então, alargando o buraco um pouco, inseri a vela e olhei para dentro. O ar quente que escapava da câmara fez a chama tremer, mas logo os detalhes da sala se revelaram. x Você consegue ver alguma coisa?
Abaixo a quarta mensagem, ainda indecifrada:
NGHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
OHIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJL
PIJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLM
QJLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMN
RLMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQ
SMNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQU
TNQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUV
UQUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVW
VUVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWX
WVWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZ
XWXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZK
YXZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKR
ZZKRYPTOSABCDEFGHIJLMNQUVWXZKRY
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZABCD.
E você, será que consegue decifrá-la?


Um comentário:

  1. Parceria com o Leitura Creepy aceita.

    Seu link já está disponível na área de parcerias ;)

    ResponderExcluir